Quem nunca marcou um encontro de rodízio japonês com os amigos ou namorado? A comida japonesa sempre esteve por aqui, mas com a entrada de algumas redes, como o Koni Store, fizeram os brasileiros se viciarem nas delícias do Japão.
Esse post é especialmente para quem ama culinária japonesa e também para desvendar alguns costumes que não vemos aqui, por mais que existam milhares de restaurantes japoneses espalhados pelo Brasil.
A culinária tradicional do Japão é dominada pelo arroz. Poucos pratos sem esse carboidrato são considerados completos. Pratos que acompanham a refeição japonesa se chamam okazu. Lá, eles não utilizam talheres comuns como nós usamos, mas os japoneses fazem uso de dois pauzinhos de madeira ou plástico, que se chama hashi. Tem técnica e tudo para saber comer com os pauzinhos japoneses.
As refeições tradicionais recebem nomes diferentes de acordo com a quantidade de acompanhamentos que vem com o arroz ou sopa (base do prato). A maioria das refeições é composta de arroz, sopa e acompanhamento (s). No café-da-manhã tradicional, encontramos o misso shiru (sopa de pasta de soja), arroz e legumes em conversa. A refeição comum lá é conhecida como ichijū-sansai ( uma sopa, três acompanhamentos ) ou sopa, arroz e três acompanhamentos. Estes podem ser os sashimis (peixe cru), pratos fritos ou ainda pratos cozidos a vapor. Os fritos normalmente vêm com molhos agridoces.
Como o Japão é uma ilha, eles comem basicamente peixes e frutos do mar. Não são vegetarianos, apesar de quase não terem em seus pratos carne e frango. Mas não negam quando tem oportunidade de comer. O macarrão, que é típica culinária chinesa, também faz parte do cardápio. Eles comem três tipos: soba, udon e ramen. O soba é feito de farinha de centeio e a massa é escura e fina. O udon é feito de trigo branco e é branca e grossa. Já o ramen foi o que se tornou extremamente popular pelo Japão. Ele é servido com variedades de sopas. E os insetos? Bom, a cultura japonesa deixou um pouco de lado os bichinhos, mas algumas regiões do país ainda se come muito gafanhoto e larvas de abelhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário