sexta-feira, 27 de maio de 2011

O must have do inverno 2011

As estações chegam e as coleções de moda acompanham. A cada temporada surgem novas tendências e peças de desejo feminino que faz muito sucesso. Nesse inverno não foi diferente. São tantas as novidades, que fica difícil conseguir usar tudo nos dias mais frios. Animal prints – estampadas de bichinhos – especialmente onça, mini estampas de figuras, como cerejinhas, pimentinhas, coelhinhos, etc. O animal prints não se limitou apenas às roupas. Ele se espalhou em todos os itens essenciais de toda mulher: sapato, bolsa e acessórios. Casacos, cardigãs, botas, pashiminas, relógios, capas de celulares e ipod’s, esmaltes, guarda-chuva. Tudo que você imaginar e pronto: a onça foi lá e se apoderou. E o sucesso continua firme e forte.

O couro virou sensação também. E o mais incrível: na cor vermelha! Sim, o vermelhão está com tudo nas calças e legging. O couro, além de em tons de vermelho, vem em nude e preto. Combina com cores mais frias, como o azul, verde e também com o clássico preto e branco. Outro tecido que está ocupando as araras das grandes marcas é o tricot. Quem não gosta de se sentir quentinho no inverno? Esse tecido é ideal para qualquer momento. Dá para usar de dia, de tarde e de noite. Cuidado com os modelos apenas. O tricot está presente nos casacões, nos trench-coats, nos cardigãs, nos vestidos, nas blusas da moda, golas, pashiminas, meias-calças e meias ¾. 


sexta-feira, 20 de maio de 2011

As meias de inverno


Para quem adora sair com as pernocas de fora até mesmo no inverno, temos a solução: meia calça! Não aquela normal, mas a de fio 80, de acrílico. Essa onda começou há uns anos e sempre que chegam os dias mais friozinhos, as mulheres ficam prontas para tirar do armário esse acessório super feminino e fofo.

Imitando o tecido de lã, a meia de acrílico é tipo um tecido de boneca de pano. A gramatura do fio importa, porque é ela quem vai decidir quanto de vento vai passar para as pernas. Portanto, quando for comprar a sua, escolha bem o modelo, a gramatura, o tipo do tecido          (acrílico e microfibra) e a cor.
As meias de microfibra são aquelas mais fininhas, quase transparentes, mas que servem apenas para deixar o look mais moderninho e é boa de ser usada em dias de calor. Uma boa estação é a primavera: nem muito quente, nem muito frio.

Para combinar looks com meia de acrílico, uma das opções é o couro. Por ser um tecido brilhoso, fica legal dar um equilíbrio no visual. Em cima use as tão queridas malhas grossas de tricot. Ou então as que estão na moda e blusas femininas de inverno. Nos pés, ankle boots, botas de cano médio estilo coturno ou cano longo.
Outra tendência forte do inverno e que deve ser aposta certa para usar nos próximos meses é o tricot. Não é nenhuma novidade, mas dificilmente usamos no friozinho do sudeste. Mas esse ano o panorama é outro e os estilistas resolveram levar adiante a criação de vestidos, casacos, malhas, tudo de tricot. E a diferença é que você não precisa usar um tricot super grosso. Tem muito modelo que é mais aberto e deixa partes do corpo de fora. Já outros modelitos são bem fechadinhos e especialmente feitos para serem usados nos dias mais rigorosos. Além dos vestidos, a malha é outro must da estação. Pode ser usada com couro, como já dito ou com jeans, que fica bem legal ou ainda com as meias de acrílico. Se quiser marcar a silhueta, use os cintinhos finos, que são delicados e combinam com qualquer look.

 



quinta-feira, 19 de maio de 2011

Prêmio Contigo 2011

Sempre que um evento acontece, os holofotes fashion se voltam para o tapete vermelho. Temos alguns grandes encontros de artistas, como o Oscar, Globo de Ouro, Emmy Awards, entre tantos. Aqui no Brasil acontecem alguns também. Há poucos dias, o Prêmio Contigo de TV reuniu em mais um ano muitos famosos brasileiros, em sua maioria atores. E é claro que as blogueiras de plantão não podem deixar de registrar alguns dos modelos mais bonitos e estilosos da noite.

Além de ver as beldades desfilando pelo tapete vermelho, essa atenção voltada para os modelos de vestidos femininos tem um fundamento: é moda também! As tendências se fazem presentes em modelos de vestidos de gala, de festa, mas de forma mais discreta (ou não). Normalmente temos que prestar atenção no tecido, textura, modelo, decote, cores, acessórios, sapatos, comprimento, cabelos, maquiagem, unhas, etc. São muitos detalhes, mas que não passam despercebidos das mulheres (tão críticas por natureza).

Um dos modelos mais bonitos da noite foi da atriz Daniela Carvalho, protagonista de Malhação. O vestido branco, em camadas, de um ombro só e até a altura dos joelhos ficou lindo. O curinga: renda. O modelo era todo trabalhado nessa nova tendência tão amada.




Outro modelito lindo de renda foi de Giovanna Lancellotti, de Insensato Coração. Além da rendinha em todo o vestido preto, ele era de manga em transparência. Simples e lindo. Arrasou.



Alguns dos modelos vistos no prêmio podem servir de inspiração para quem tem festa de casamento para ir, por exemplo, mas não vai ser madrinha, não quer ir de longo. Esses dois vestidos citados são super elegantes e com certeza tem tudo a ver com convidadas de festas. Só não vale ficar informal demais: por mais que você tenha uma dessas blusas femininas de moda de renda ou transparência, não guarde para usar em eventos mais formais. Use com jeans, saia, short e um salto. Se for um vestido, depende de como ele é, o tecido, se é simples demais. Na hora de escolher, tenha bom senso.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Culinária japonesa: paixão brasileira


Quem nunca marcou um encontro de rodízio japonês com os amigos ou namorado? A comida japonesa sempre esteve por aqui, mas com a entrada de algumas redes, como o Koni Store, fizeram os brasileiros se viciarem nas delícias do Japão.
Esse post é especialmente para quem ama culinária japonesa e também para desvendar alguns costumes que não vemos aqui, por mais que existam milhares de restaurantes japoneses espalhados pelo Brasil.
A culinária tradicional do Japão é dominada pelo arroz. Poucos pratos sem esse carboidrato são considerados completos. Pratos que acompanham a refeição japonesa se chamam okazu. Lá, eles não utilizam talheres comuns como nós usamos, mas os japoneses fazem uso de dois pauzinhos de madeira ou plástico, que se chama hashi. Tem técnica e tudo para saber comer com os pauzinhos japoneses.
As refeições tradicionais recebem nomes diferentes de acordo com a quantidade de acompanhamentos que vem com o arroz ou sopa (base do prato). A maioria das refeições é composta de arroz, sopa e acompanhamento (s). No café-da-manhã tradicional, encontramos o misso shiru (sopa de pasta de soja), arroz e legumes em conversa. A refeição comum lá  é conhecida como ichijū-sansai ( uma sopa, três acompanhamentos ) ou sopa, arroz e três acompanhamentos. Estes podem ser os sashimis (peixe cru), pratos fritos ou ainda pratos cozidos a vapor. Os fritos normalmente vêm com molhos agridoces.
Como o Japão é uma ilha, eles comem basicamente peixes e frutos do mar. Não são vegetarianos, apesar de quase não terem em seus pratos carne e frango. Mas não negam quando tem oportunidade de comer. O macarrão, que é típica culinária chinesa, também faz parte do cardápio. Eles comem três tipos: soba, udon e ramen. O soba é feito de farinha de centeio e a massa é escura e fina. O udon é feito de trigo branco e é branca e grossa. Já o ramen foi o que se tornou extremamente popular pelo Japão. Ele é servido com variedades de sopas. E os insetos? Bom, a cultura japonesa deixou um pouco de lado os bichinhos, mas algumas regiões do país ainda se come muito gafanhoto e larvas de abelhas.